segunda-feira, 21 de março de 2011

Revolução Industrial


                                             Professor: Sergio Ricardo Ferreira Junior
                                                         3ªAno do Ensino Medio
                                                    Revolução Industrial

Significado do termo “revolução”: Ao falarmos, então, de uma "revolução industrial", estamos falando de  modificação drástica no modo de fabricação dos produtos consumidos pelo homem.


Manufaturas antes revolução industrial: Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo podem ser usadas somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial (1760-1860).

Manufaturas na revolução industrial: Durante a revolução industrial, houve grande avanço no modo de produção. O trabalho que antes era somente manual passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo. Além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especialização numa área.

 Divisão do trabalho: corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e aperfeiçoar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo. A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.

 
Maquinofatura: É o estágio atual, iniciado com a Revolução Industrial. Podendo ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia  modernas (carvão mineral, petróleo, etc.) produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho. (1750 até hoje).

A evolução da divisão do trabalho: exemplos.
Primeiros agrupamentos sociais humanos
O homem caçava e a mulher coletava
Agricultura e Pastoreio
Cidades do Oriente
Artesanato e comércio
Revolução industrial
Grande parcelamento das funções.







Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial.
 A utilização de máquinas nas indústrias, que desempenhavam grande força e agilidade movida à energia do carvão, proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica, com isso a indústria se tornou uma alternativa de trabalho, nesse momento milhares de pessoas deixaram o campo em direção às cidades.
  O acelerado êxodo rural provocou expressivo crescimento dos centros urbanos em grande parte das nações européias que integravam a revolução. Algumas cidades da Europa aumentaram três vezes o número de sua população em meio século.
  A partir desse crescimento populacional os centros urbanos ficaram saturados, modificando de maneira drástica a configuração da paisagem urbana, as cidades não absorveram o fluxo de pessoas de forma planejada, com isso surgiram bairros marginalizados compostos por trabalhadores pobres.