segunda-feira, 18 de abril de 2011

REVOLUÇÃO RUSSA


               Professor: Sergio Ricardo Ferreira Junior
                         Para o 3ªano
                     REVOLUÇÃO RUSSA (1917-1922)

 Em 1889, subiu ao trono Russo o czar Nicolau II. Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles habitavam moradia precária e sem ventilação.
 Os problemas internos da Rússia se agravaram ainda mais após a guerra Russo-Japonesa (1904-1905). A origem do conflito entre os dois países por territórios na China e por áreas no continente. Os Japoneses acabam derrotando os Russos e afundando ainda mais o Império do czar Nicolau II.
A partir da derrota para os Japoneses, ocorrem então algumas manifestações e movimentos reivindicatórios, duramente reprimidos pela polícia czarista.
Em um domingo de janeiro de 1905, ocorre uma passeata pacífica para entrega a Nicolau II um documento que reivindicava melhores condições de vida, melhores salários e que se dirigia ao palácio do czar que não satisfeito das ordens para acabar com a manifestação e as tropas do governo fuzilam os manifestantes (episodio chamado: domingo sangrento).  
Tentando diminuir as tensões sociais, o czar criou a Duma, espécie de Parlamento. Contudo, os deputados eleitos das quatro primeiras dumas foram de tal maneira pressionados pelo czar que pouco puderam fazer.
Os Mencheviques: minoria, em russo -, que, embora contrários à guerra, não admitiam a derrota da Rússia. Divididos internamente e indecisos quanto aos rumos que o país deveria tomar, foram perdendo importância política.
Os Bolcheviques: maioria, em russo -, que defendiam o confisco das grandes propriedades, o controle das indústrias pelos operários e a saída da Rússia da guerra. Graças ao controle cada vez maior que exerciam sobre os sovietes de operários e soldados, sua força crescia continuamente. Seus dois principais líderes eram Vladimir Lenin e Leon Trotski.
O Partido Democrático Constitucional, partido da burguesia e da nobreza liberal, favorável à continuação da guerra e ao adiamento de quaisquer modificações sociais e econômicas   

  A tomada do poder: A partir de agosto de 1917, os bolcheviques passaram a dominar os principais sovietes e a preparar a revolução. Sob o comando de Trotski, no dia 25 de outubro, os bolcheviques ocuparam os pontos estratégicos de Petrogrado e o Palácio do Governo. Kerenski, abandonado por suas tropas, foi obrigado a fugir.
As primeiras medidas do governo revolucionário foram:

* retirada da Rússia da guerra;

* supressão das grandes propriedades rurais, confiadas agora à direção de comitês agrários;

* controle das fábricas pelos trabalhadores;

* criação do Exército Vermelho, com a finalidade de defender o socialismo contra inimigos internos e externos.

Logo depois, os bolcheviques adotaram o sistema de partido único: Partido Comunista.
A Consolidação da Revolução Russa

Sob a direção de Lenin surge a idéia de fazer uma nova economia conhecida com NEP, isto é? Nova Política Econômica elaborada em, 1921 pelos bolcheviques e que visa mudanças e investimentos em alguns setores como:
 * produção de energias e extração de matérias-primas;

* importação de técnica e de máquinas estrangeiras;

* organização do comércio e da agricultura em cooperativas;

* permissão para a volta da iniciativa privada em diversos setores da economia, como o comércio, a produção agrícola e algumas formas de atividade industrial. Todos os investimentos tinham o rígido controle do Estado, muitos deles eram feitos em empresas estatais.
Com a morte de Lenin, em 1924, Stalin (secretário-geral do Partido Comunista) e Trotski passaram a disputar o poder. Stalin defendia a idéia de que a União Soviética deveria construir o socialismo em seu país e só depois tentar levá-lo a outros países; Trotski achava que a Revolução Socialista deveria ocorrer em todo o mundo, pois enquanto houvesse países capitalistas, o socialismo não teria condições de sobreviver isolado.

  Stalin venceu a disputa. Trotski foi expulso da URSS. A União Soviética ingressou, então, na fase do planejamento econômico. Foi a época dos planos qüinqüenais, inaugurada em 1928. Os planos se sucederam a transformaram a União Soviética numa potência industrial. Contudo, a violência foi amplamente empregada pelo governo para impor sua política.